domingo, 27 de outubro de 2013

Vertebrados


                                    
                                                         Vertebrados

 


 
 
                                                              
 
A natureza é sábia e justa. O vento sacode as árvores, move os galhos, para que todas as folhas tenham o seu momento de ver o sol”. (Humberto de Campos)
                                                              
 
Os vertebrados ( do latim vertebratus , com vértebras) constituem um subfilo de animais cordados, compreendendo os ágnatos , peixes , anfíbios , répteis , aves e mamíferos . Caracterizam-se pela presença de uma  coluna vertebral segmentada e de crânio que lhes protege o cérebro. A maioria tem mandíbulas. Comparados aos cordados invertebrados os animais acima, o peixe bruxa por exemplo), os vertebrados são dotados de um cérebro maior e mais complexo. Nadadeiras em pares em uma linhagem de peixes foram um traço evolutivo ,além do surgimento dos membros  nos vertebrados terrestres. A mudança para a terra também envolveu surgimento de ovo com casca (repteis, aves ), um melhor e mais eficiente sistema circulatório, respiratório , rins mais eficientes, e fercundação interna  .




 


                                   Evolução dos Vertebrados

 
Não há diferença fundamental entre o Homem e os animais nas suas faculdades mentais(...) Os animais, como o Homem, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento.
 

domingo, 20 de outubro de 2013

Filo dos Cordados ( Protocordados a Cordados )


 

“Só quando a última árvore for derrubada, o último peixe for morto e o último rio for poluído é que o homem perceberá que não pode comer dinheiro.” (Provérbio Indígena)

  
Primeiro vamos relembrar      
o que são animais ? ?


São seres heterótrofos, pluricelulares que se locomovem durante todo ou parte do ciclo de vida , não possuem células com paredes celulares , diploides e possuem desenvolvimento embrionário.
 
Já vimos os invertebrados ......  e os vertebrados ??


  
             Filo dos Cordados (Chordata, do latim chorda, corda)

 
Finalizamos o estudo dos invertebrados com os Equinodermos, e vimos que são deuterostôsmios ( no embrião, a primeira abertura embrionária, o blastóporo, dá origem ao ânus e a segunda (se tiver) dará origem à boca, enquanto que nos protostômios esta primeira abertura dá origem à boca. como na maioria dos animais ).
Bem todos os cordados são animais triblásticos, celomados e deuterostômios ou seja VOCE é !! (nenhum problema quanto a isso, é só uma característica a mais que você animal possui além daquele sinal, tipo de pele, cabelo, cor dos olhos, ou unha encravada que você possa ter .(rsrs).




















Em pelo menos uma das fases da vida, apresentam tubo nervoso dorsal, notocorda, fendas branquiais na faringe e cauda.
     1. Características ESPECÍFICAS: 

  • Tubo nervoso dorsal ( um cordão nervoso dorsal);
  • Notocorda ( haste de sustentação);
  • uma faringe com fendas Branquiais;
  • Cauda. 

2. Características  gerais:

Os Cordados são bilaterais e celomados, mostram cefalização ; segmentação; sistema digestório completo e sistema circulatório fechado (sangue corre dentro de vasos ).   constituem um filo dentro do reino Animalia , que incluem: os vertebrados , os anfioxos e os tunicados . Estes animais são caracterizados pela presença de uma notocorda , um tubo nervoso dorsal, fendas branquiais e uma cauda pós-anal, em pelo menos uma fase de sua vida. Os cordados compartilham características com muitos animais invertebrados sem notocorda, quanto ao plano estrutural, tais como simetria bilateral , eixo ântero-posterior, celoma , metamerismo e cefalização.


 

Classes Urocordados ;Cefalocordados  e Vertebrados.
  Nos urocordados, o estágio larval têm notocorda e tubo neural, ambas desaparecendo no estágio adulto. Os cefalocordados têm notocorda e tubo neural, mas sem vértebras . Já nos vertebrados, exceto nas feiticeiras ( Myxini ), a notocorda foi reduzida e o tubo neural foi circundado por uma coluna vertebral cartilaginosa ou óssea.
 
Cladograma mostrando a evolução  desde equinodermos ate   os cordados vertebrados .





          Cordados
Ø  Protocordados
          Tunicados Ex: Ascídia
          Cefalocordados Ex: Anfioxo
Ø  Craniata
          Agnatos (sem mandíbula) Exemplo: Lampreia
          Gnatos (mandíbulados ) Peixes e tetrápodes (4 patas)














 
 
















 Urocordados (gr. oura = cauda + chorda = cordão) ou tunicados, como muitas vezes são designados, são os cordados mais aberrantes, pois os adultos apresentam poucas semelhanças com os restantes membros do filo. O nome tunicados deriva do fato de apresentarem uma túnica, por vezes espessa, de uma substância quimicamente semelhante à celulose. São os cordados invertebrados com maior sucesso, conhecendo-se 2000 espécies, cerca de 100 bentónicas. Todos são marinhos, uns de vida livre e outros, após um curto período larvar de vida livre, vivem fixos. Exemplo: Ascídia



 Cefalocordados Os cefalocordados (gr. cephale = cabeça + chorda = cordão)
São um pequeno grupo (cerca de 30 espécies) de animais semelhantes a peixes, geralmente designados anfioxos , e que habitam costas temperadas e tropicais, onde vivem enterrados na areia apenas com a extremidade anterior de fora, embora possam nadar vigorosamente. São animais pequenos (5 a 10 cm de comprimento) e translúcidos. O corpo é alongado, achatado lateralmente e afilado nas duas extremidades, sem cabeça distinta, acompanhando a falta de um encéfalo bem definido. Exemplo: Anfíoxo















 








Mantenha sempre em mente que nem os Tunicados (filo Urochordata ou urocordados) nem os anfioxos (filo  cephalochordata ou cefalocordados) são antepassados dos vertebrados. Estes grupos compartilham um ascentral comum  recente, mas cada um tem características diferentes que os colocam em posição diferente na árvore  evolutiva (filogenia) animal.

 Agnatos são os únicos cordados modernos que possuem um crânio, mas não apresentam coluna vertebral. Como os anfioxos, esses peixes  moles sem mandíbula têm uma notocorda que suporta o corpo. Não possuem nadadeiras.
  • Exemplo :

  • Exemplo : 
 


Para distrair ..


                                           https://www.youtube.com/watch?v=I6P8-Xo6v0o
                            
                                  

sábado, 19 de outubro de 2013


Tour  pelo Zoológico

Ir com a turma de colegas ou mesmo sozinho , para passear no zoológico se torna uma  atividade muito produtiva, pois  temos  oportunidade de conhecer a diversidade da fauna e da flora brasileira, bem como participar de uma atividade prazerosa e interessante.

Não faz muito tempo, os zoológicos eram conhecidos como locais para a exibição de animais exóticos. Mas, nas últimas décadas, deixaram de ser apenas locais de diversão, para se tornarem centros de educação ambiental e pesquisa. Atualmente, os zoológicos são bastante conhecidos e respeitados por seu papel na conservação de muitas espécies, principalmente das ameaçadas de extinção.
Em uma visita ao zôo, você vai observar que até os recintos têm mudado. A tendência é que jaulas, viveiros e tanques percam as grades, ganhem mais isolamento acústico e espaço, além de tentarem reproduzir o hábitat natural do animal. Tudo isso para aumentar o bem-estar do animal e sensibilizar o visitante sobre comportamento e meio ambiente
. O Zoológico de  Salvador, passou por  mudanças tanto de normas, estruturas e instalações,  como de ‘visão”.Ou seja a forma de lidar e cuidar dos animais e do meio ambiente. Lembro-os que nosso zoológico fica dentro de uma área de mata atlântica ,onde já estamos elaborando  trilhas para visitação.

Muitos animais soltos, vem da mata .

Bom Passeio !
 


 
                        DICAS  para passeio no zoológico :

 azer é muito importante. É legal os pais terem a oportunidade de passarem um dia agradável com seus filhos, em meio à correria de costume. Muitos zoológicos possuem áreas arborizadas para caminhar e para fazer piquenique. Aproveite para convidar mais gente da família!
Não trate os animais como artistas de circo.= Os bichos não estão no zoológico para fazer piruetas. Eles estão ali para gerar discussões a respeito do seu comportamento e habitat. O contato ajuda a criar empatia com os animais. Estimula o respeito a todos os seres vivos, inclusive daqueles que muitas vezes geram nojo ou medo, como cobras, sapos, aranhas, insetos e morcegos. É importante explicar aos seus filhos que todos os animais têm uma função especial na natureza.

 Os bichos não estão no zoológico para fazer piruetas. Eles estão ali para gerar discussões a respeito do seu comportamento e habitat. O contato ajuda a criar empatia com os animais. Estimula o respeito a todos os seres vivos, inclusive daqueles que muitas vezes geram nojo ou medo, como cobras, sapos, aranhas, insetos e morcegos. É importante explicar aos seus filhos que todos os animais têm uma função especial na natureza.Visite os animais brasileiros=  A fauna brasileira é uma das maiores do planeta. Nosso país tem diversos biomas e por isso há tantos animais diferentes. Arara-azul, tamanduá-bandeira, cachorro-vinagre, onça-pintada são alguns animais que podem ser encontrados nos zoológicos. Não importa se você vive na cidade ou em alguma área rural. Há diversos animais que podem ser encontrados livres na natureza, em regiões próximas à sua casa. Além disso, muitos deles estão em risco de extinção e são raros de avistar.

 fauna brasileira é uma das maiores do planeta. Nosso país tem diversos biomas e por isso há tantos animais diferentes. Arara-azul, tamanduá-bandeira, cachorro-vinagre, onça-pintada são alguns animais que podem ser encontrados nos zoológicos. Não importa se você vive na cidade ou em alguma área rural. Há diversos animais que podem ser encontrados livres na natureza, em regiões próximas à sua casa. Além disso, muitos deles estão em risco de extinção e são raros de avistar. É legal aproximar as crianças dessas questões, que envolvem o meio ambiente onde vivConheça também os animais de outras partes do mundo = Girafas, rinocerontes, elefantes... Os grandes mamíferos africanos aparecem com frequência na televisão e no cinema, habitam o imaginário das crianças e encantam por seu enorme porte. No zoológico, seu filho poderá conhecê-los de perto.

Girafas, rinocerontes, elefantes... Os grandes mamíferos africanos aparecem com frequência na televisão e no cinema, habitam o imaginário das crianças e encantam por seu enorme porte. No zoológico, seu filho poderá conhecê-los de perto.Ø  Preste atenção nos animais que estão soltos!  =No zoológico, você não conhece apenas os animais em cativeiro. Muitas espécies, especialmente de aves, circulam pelas áreas do zôo em busca de comida e abrigo. Eles são bons indicadores da qualidade ambiental do espaço, já que podem escolher ficar ou não por lá.
No zoológico, você não conhece apenas os animais em cativeiro. Muitas espécies, especialmente de aves, circulam pelas áreas do zôo em busca de comida e abrigo. Eles são bons indicadores da qualidade ambiental do espaço, já que podem escolher ficar ou não por lá.
Respeite os animais = Os espaços abertos ou com poucas grades, como lagos e os recintos dos grandes herbívoros, costumam virar depósito de lixo. Explique para seu filho que esse descuido, além de tornar o ambiente muito feio, prejudica os animais, que podem ingerir embalagens e restos de comida. Todos os bichos têm hábitos alimentares muito específicos e a comida distribuída é controlada por especialistas. Comida humana pode fazer muito mal aos animais. Em uma visita ao zoológico, aproveite para mostrar ao seu filho o trabalho dos tratadores, que ao longo do dia visitam os recintos para alimentar os animais. Além disso, cuidado com o barulho e com os flashes das máquinas fotográficas! Peça para as crianças não gritarem ou baterem nos vidros e grades, e evite bater fotos com flash. A luz e o ruído em excesso incomodam e afugentam os animais.

 s espaços abertos ou com poucas grades, como lagos e os recintos dos grandes herbívoros, costumam virar depósito de lixo. Explique para seu filho que esse descuido, além de tornar o ambiente muito feio, prejudica os animais, que podem ingerir embalagens e restos de comida. Todos os bichos têm hábitos alimentares muito específicos e a comida distribuída é controlada por especialistas. Comida humana pode fazer muito mal aos animais. Em uma visita ao zoológico, aproveite para mostrar ao seu filho o trabalho dos tratadores, que ao longo do dia visitam os recintos para alimentar os animais. Além disso, cuidado com o barulho e com os flashes das máquinas fotográficas! Peça para as crianças não gritarem ou baterem nos vidros e grades, e evite bater fotos com flash. A luz e o ruído em excesso incomodam e afugentam os animais.
Vamos respeitar o meio ambiente = Quando você e seus amigos  observam a forma como os animais vivem, dá para conversar sobre as ameaças que sofrem com a destruição da natureza e a importância de se preservar os ambientes naturais para que eles possam viver em liberdade. Além disso, é importante falar sobre preservação de recursos naturais e resíduos sólidos. Tente se informar se o zoológico é envolvido nessas questões. No Jardim Zoológico de Brasília, por exemplo, os dejetos animais vão para uma composteira. Já no zôo de São Paulo, o lixo é reciclado e toda a água usada é tratada e reaproveitada nos lagos e tanques. Todos esses assuntos também podem ser associados ao dia-a-dia do seu filho. Reciclar e economizar água e energia em casa são os primeiros passos para evitar a degradação de mais áreas naturais, e a destruição do habitat de vários animais que encontramos no zoológico.
 Quando você e seu filho observam a forma como os animais vivem, dá para conversar sobre as ameaças que sofrem com a destruição da natureza e a importância de se preservar os ambientes naturais para que eles possam viver em liberdade. Além disso, é importante falar sobre preservação de recursos naturais e resíduos sólidos. Tente se informar se o zoológico é envolvido nessas questões. No Jardim Zoológico de Brasília, por exemplo, os dejetos animais vão para uma composteira. Já no zôo de São Paulo, o lixo é reciclado e toda a água usada é tratada e reaproveitada nos lagos e tanques. Todos esses assuntos também podem ser associados ao dia-a-dia do seu filho. Reciclar e economizar água e energia em casa são os primeiros passos para evitar a degradação de mais áreas naturais, e a destruição do habitat de vários animais que encontramos no zoológico.Os profissionais do zoológico podem ajudar a tornar o seu passeio muito mais educativo e prazeroso. Não fique com vergonha de procurar orientação e de fazer perguntas. Essa participação estimula os filhos. Os especialistas podem tirar dúvidas e revelar muitas curiosidades sobre os animais. Além disso, muitos zoológicos oferecem espaços dedicados a temas específicos, de grande importância educativa. No Zoológico de São Paulo (SP), por exemplo, há um espaço indígena, onde se explora a relação sustentável que o índio tem com a natureza. Em Belém (PA), é possível conhecer o patrimônio arquitetônico dos prédios do primeiro Parque Zoobotânico do país, no Museu Paraense Emílio Goeldi Goeldi. Há outros que são associados a jardins botânicos ou áreas de mata nativa, como é o caso da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte (MG) e do Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, em Sorocaba (SP). Com isso, além de conhecer a fauna, você tem a oportunidade de fazer trilhas ecológicas, passear por jardins temáticos, e conhecer mais sobre a flora local ou de outras partes do mundo.
Conforto acima de tudo = Para tornar a visita interessante, é necessário que todos estejam confortáveis. Um bom calçado, protetor solar, repelente e bonés são itens básicos. Também não esqueça de fazer pausas durante o passeio. Procure descansar em áreas próximas a lanchonetes, restaurantes, bebedouros e banheiros/fraldários. levou embalagens , plásticos ou latinhas ? Além das lixeiras, leve um saco para por o lixo da turma  e jogue-o no lixo..

 
Para tornar a visita interessante, é necessário que todos estejam confortáveis. Um bom calçado, protetor solar, repelente e bonés são itens básicos. Também não esqueça de fazer pausas durante o passeio. Procure descansar em áreas próximas a lanchonetes, restaurantes, bebedouros e banheiros/fraldários.Zoológico não é um passeio para se fazer uma vez na vida. Crie o hábito de revisitar o zôo, ou de conhecer outros em suas viagens. Eles sempre têm novidades! Seja um filhote que acabou de nascer, seja animais recém-doados.Tarefas :

 

Cada equipe responderá as questões destinadas a elas, após :
a visita ao Zoo, anotações ,discussões no próprio local e fotografia dos seres e ambiente, conforme solicitado.

No final das respostas, gostaria de ler sobre a opinião de vocês  em  relatórios escritos sobre o passeio, o que acharam do mesmo, o que conseguiram comprovar, quais as novidades que descobriram e aquilo que mais lhes chamou a atenção.

É importante que se faça a relação sobre os problemas ambientais que afetam os ecossistemas brasileiros. Será que a caça, desmatamento, poluição, queimadas,  tem prejudicado a fauna e a flora de nosso país? E quanto a alimentação de cada animal ? Será que todas as aves se alimentam da mesma coisa? Todas são frutívoras?  

Respostas devem ser entregues em uma folha pautada ,ou ofício, ou mesmo pelo email   nathaliagreen2014@gmail.com impreterivelmente ate 30/10 as 22:00 hs .


Eis  as questões:

Equipe  A

Quantas espécies de Araras  diferentes foram  observadas ?

2  Qual o nome científico do tucano Toco ? sua alimentação e ameaça

3 Cite 2 diferenças entre as  espécies de  Macaco preto

4 Qual a classificação biológica do Rinoceronte da espécie do Zoo ? sua alimentação e ameaça  (Reino ao nome científico )

5 Cite 3 repteis observados e sua características.

6 Quais os animais  despertaram sua atenção  ?(cada aluno cita um )
 

Equipe B

1 Todas as araras são da mesma espécie ? Cite nome das que vocês  observaram

2 Diferença entre Tracajá e tartaruga da Amazônia.(são da mesma espécie ou  gênero ) ?

3 Qual  Ave  vista na ala  das Aves (aviário )  come cobras  e rãs ?

4 Cite 3 tipos de mamíferos diferentes , características, alimentação, localização  e ameaça

5 Quais as espécies não são  naturais do Brasil ?

6 Quais os animais  despertaram sua atenção  ?(cada aluno cita um )

 
Equipe C

1 Cite 2 diferenças entre a espécie de  Siriema e de uma Arara.

2 Observe  e anote 3 comportamentos interessantes  sobre os macacos vistos na ala  dos Primatas ?

3 Qual  a Ave  vista na ala  das Aves (aviário) que  come vermes, insetos ,frutas e ovos ?

4 Qual  a diferença entre a Anta, a Capivara e  Preá? Observem e anotem. Será que a Anta  tem razão dele  levar a  fama que tem ?)

6 Quais os animais  despertaram sua atenção  ?(cada aluno cita um ).

Equipe D

1Qual a ave come algas ?

2 Qual  Ave  se alimenta de vermes,larvas de inseto, larva e néctar de flores.

3Há alguma relação entre  o bico  das aves e seu tipo de alimento?

4 Macaco é um nome geral para o nosso parente  primata ? Cite 4 espécies diferentes de macacos e suas características .

5 Quais as espécies  são  naturais do Brasil ? Cite 8 exemplos de diferentes classes.

6 Quais os animais  despertaram sua atenção  ?(cada aluno cita um )

Equipe E

1 Qual o nome científico do simpático Mutum de penacho ?Existe alguma vê que com mamíferos?

2 Cite 3 diferenças entre  Cutia ,Anta e  Capivara?

3 Qual a principal ameaça  sofrida pelo Hipopótamo , suas características, alimentação e localização.

4 Qual a diferença entre Seriema  e  avestruz?

5 Quais primatas despertaram sua atenção  ?

6 Quais os animais despertaram sua atenção  ?(cada aluno cita um )



 
 

Viajando pela Biologia : I- Apresentação ; II- Artrópodes

                     Viajando pela Biologia

                  

   I- Apresentação do Blog -  Para revisão para o 3 ano ver novas postagens a partir de jan /2014 e http://biologiaetudonavida.blogspot.com.br/)


  A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas”. (Johann Goethe)
     
Não é possível dizer-te sempre coisas novas, 
nem te é necessário ouvi-las.
O que importa é que sejas sempre novo,
que te desprendas cada dia do homem-velho,
e que cada dia tornes a nascer
." ( Santo Agostinho)

Para revisão para o 3 ano ver novas postagens a partir de jan /2014 e http://biologiaetudonavida.blogspot.com.br/)
 
Biologia é a ciência responsável pelo estudo da vida: desde o seu surgimento, composição e constituição; até mesmo à sua história evolutiva, aspectos comportamentais e relação com outros organismos e com o ambiente.


Olá  pessoal

Vamos conversar e "viajar" um pouco por alguns assuntos. Apesar da net está repleta de blogs e a maioria  muito bons, precisei retornar a escrita deste, que não é o primeiro  de Biologia que escrevo, mas este assim como os outros, contém assuntos diferentes. Mas devido ao pouco tempo e a necessidade de preparar este para vocês, aviso que nas próximas semanas  irei atualizá-lo e adicionar os outros , pois os assuntos referentes ao ensino da Biologia é e SERÁ  uma constante  na vida de vocês, mesmo seguindo áreas diferentes, mas concursos, conversas, curiosidades sempre nos levam a questionar e ter curiosidades, né?

 

Vamos que vamos !!

  

"Vivemos só para descobrir beleza.
Todo o resto é uma forma de espera."
  Khalil Gibran










                 










Humor
Aula de Biologia - Corpo Humano

A professora da 6ª série perguntou para a turma:
- Qual é a parte do corpo humano que aumenta quase dez vezes seu tamanho quando é estimulada?
 
Ninguém respondeu, até que Natasha levantou, furiosa, e disse:
- Você não deveria fazer uma pergunta dessas para crianças da 6ª série. Eu vou contar para meus pais, e eles vão falar com o diretor, e ele vai demitir você, com base no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente)! E vai chamar o Conselho Tutelar pra te prender!

Para espanto da Natasha, a professora não apenas a ignorou como fez a pergunta novamente.
- Qual é a parte do corpo que aumenta em dez vezes seu tamanho quando é estimulada? Alguém sabe?
 
Finalmente, Rodrigo levantou-se, olhou em redor, e disse:
- A parte do corpo que aumenta dez vezes seu tamanho quando é estimulada é a pupila.
A professora disse:
- Muito bem, Rodrigo!
Então, voltou-se para a Natasha e continuou:
- E quanto a você, mocinha, tenho três coisas para lhe dizer: a primeira é que você tem uma mente muito suja para sua idade. A segunda: você não leu a sua lição de casa. E a terceira:... DEZ VEZES ??? hahaha...... Um dia você vai ficar muito, mas muuuuito desapontada!!!
 

                                           
                    II- ARTRÓPODES
   

     Relembrando :  Artrópodes (do grego arthron: articulação; podos: pés).

 
O passado geológico de nosso planeta foi marcado por ondas de extinções em massa. Uma delas, ocorrida há pouco mais de 200 milhões de anos, extinguiu cerca de 60 % dos gêneros de animais marinhos. Duas outras ondas eliminaram a metade disso. Todavia, ao lado dessas extinções, o ambiente abriu novas oportunidades de exploração para animais que seriam extremamente bem-sucedidos no nosso planeta. Incluem animais que figuram entre os mais detestados, como as baratas, até animais que foram literalmente adorados como os besouros, que se tornaram divindades no antigo Egito.   
O filo Artrópodes é o grupo que apresenta o maior número de espécies e de indivíduos do Reino Animal. Pode-se dizer, inclusive, que a Terra é dominada pelos artrópodes. Por esse motivo, é comum o convívio desses animais com pessoas, seja no ambiente rural ou no urbano. Tal proximidade faz com que seja imprescindível o estudo de suas principais características, hábitos de vida e comportamento. Também é interessante que se conheçam as espécies que podem causar acidentes e danos à saúde humana.O corpo metamerizado dos artrópodes indica parentesco evolutivo deste grupo com os anelídeos.
Mas se por um lado, essas criaturas de apêndices articulados, esqueleto externo (exoesqueleto) rígido e articulado, corpo dividido em tagmas, realizam mudas ou ecdises ; podem nos prejudicar, no outro extremo jaz o fato de que existem várias espécies benéficas, sem as quais a vida como conhecemos seria muito diferente. Por exemplo, não poderíamos consumir mel, nem apreciar a beleza de inúmeras espécies vegetais polinizadas por insetos. Também se extinguiriam muitos animais que dependem dos artrópodes para se alimentar — como o tamanduá-bandeira.
Possuem enorme importância ecológica dos artrópodes: sem eles, a vida no planeta Terra entraria em colapso, já que esses animais são a base da dieta (quer dizer alimentação) de várias espécies de peixes, mamíferos (como as grandes baleias, tamanduás, morcegos, etc.), répteis, anfíbios e aves. Além dos animais, as plantas também sofreriam, uma vez que inúmeras espécies dependem dos insetos para se reproduzirem (polinização), e para se alimentar (plantas carnívoras).
As espécies de artrópodes consideradas como de importância médica, ou seja, as que podem causar riscos à saúde das pessoas. São exemplos os escorpiões Tytius serrulatus e T. bahiensis, os mosquitos Anopheles SP. (vetor da malária), Aedes SP. (vetor da dengue), as aranhas armadeira (Phoneutria nigriventer), de grama (Lycosa erythrognatha), marrom (Loxosceles) e a viúva-negra (Latrodectus curacaviensis.


Classe Insecta

São conhecidas 900 mil espécies de insetos, sendo que a classe Insecta é a mais diversificada do filo. Os insetos são os únicos animais invertebrados com capacidade de voo. Essa capacidade lhes garante alcançar alimentos com facilidade, além de lhes dar grande poder de defesa e dispersão. Os insetos têm grande importância na cadeia alimentar (pois muitos pássaros, anfíbios, répteis, mamíferos e peixes se alimentam deles), mas também podem trazer muitos prejuízos ao homem.
O corpo dos insetos é dividido em cabeça, tórax e abdome. Eles possuem um par de antenas, três pares de patas e as asas podem ser ausentes. A respiração desses animais é traqueal e a excreção é feita através de túbulos de Malpighi. O sistema nervoso dos insetos é ganglionar com cordão nervoso ventral. Os insetos são animais dioicos (sexos separados), com fecundação interna e desenvolvimento direto ou indireto. Exemplos: abelhas, gafanhotos, moscas, pernilongos, borboletas, formigas, etc.


( Fonte : Livros : Brusca e Brusca ; Nélio Bizzo ; http://educacao.uol.com.br ).

Classe Crustacea
Os animais da classe Crustacea são encontrados principalmente em ambientes aquáticos de água doce ou salgada, sendo que poucas espécies podem ser encontradas em terra firme (algumas são: os tatuzinhos-de-jardim e as baratas-de-praia). Alguns crustáceos servem de alimentos para peixes e outros animais maiores. Possuem também uma carapaça dura e resistente composta por quitina e substâncias calcárias.
Com o corpo dividido em cefalotórax e abdome, os crustáceos apresentam dois pares de antenas e número de patas variável, geralmente 5 pares  (sendo que em algumas espécies o primeiro par de patas pode ser transformado em quela, uma pinça forte que o animal usa para se defender ou capturar alimentos). A respiração desses animais é feita por brânquias e a excreção acontece através de glândulas verdes, também chamadas de antenares. Exemplos: camarões, caranguejos, siris, lagostas, cracas, etc.
 
Classe Arachnida
Encontrados em ambientes terrestres, os aracnídeos podem ser vistos em matas, pântanos, desertos e em casas. Algumas espécies de aracnídeos, como aranhas e escorpiões, são peçonhentas e sua picada pode causar sérios acidentes a seres humanos e animais domésticos. O ácaro também é um aracnídeo e pode ser facilmente encontrado na poeira, sendo por isso o maior responsável por causar alergias respiratórias. Além disso, o ácaro também é o responsável por causar a sarna. Os carrapatos são aracnídeos que também transmitem doenças, como a doença do carrapato, que acomete animais domésticos.
Os aracnídeos possuem o corpo dividido em cefalotórax e abdome, sendo que nos carrapatos essas partes são fundidas. Possuem também quatro pares de patas, antenas ausentes e a respiração é traqueal ou filotraqueal. Além disso, possuem um tubo digestório especializado em sugar; e nas aranhas e escorpiões a digestão é extracorpórea. A excreção nos aracnídeos é feita através de glândulas coxais e túbulos de Malpighi.  Exemplos: aranhas, escorpiões, ácaros,carrapatos.
 
Classe Chilopoda
A classe Chilopoda é representada pelas centopeias e lacraias, animais que apresentam o corpo formado por cabeça e tronco. No tronco desses animais há cerca de 170 metâmeros, sendo que em cada metâmero há um par de patas. A respiração dos chilopodes é traqueal e a excreção é feita através de túbulos de Malpighi.  Exemplos: lacraias ou  centopeias.
 
Classe Diplopoda
O corpo dos diplopodes é formado por cabeça, tórax e abdome, mas há autores que consideram que o corpo desses animais é formado apenas por cabeça e tronco. O abdome desses animais é longo e, como nos chilopodes ele também é formado por metâmeros, em cada metâmero há dois pares de patas. Possuem um par de antenas na cabeça, respiração traqueal e excreção feita por túbulos de Malpighi. Os diplopodes são dioicos, com fecundação interna e desenvolvimento direto. Exemplos: piolhos-de-cobra ou Congo.
 
 

Curiosidades :

O Louva-a-Deus Orquídea ou inseto-flor ('Hymenopus sp.') é encontrado principalmente na Malásia e na Indonésia. É um mestre na arte da camuflagem. Capaz de camuflar perfeitamente nas orquídeas onde espera por insetos distraídos.



BESOURO BOMBARDEIRO, fabrica uma bomba: Produz uma substância altamente tóxica e ácida capaz de provocar queimaduras dolorosas até mesmo nos seres humanos. A bomba sai de glândulas no final do abdome e em algumas espécies faz um som “poc!” que dá até pra ouvir.





BESOURO GIRAFA, o mais esquisito: Possui parte do tórax muito longo, parecendo um pescoção. São insetos comuns em Madagascar, na costa africana, e só o macho tem o pescoço longo. Na época de reprodução eles enrolam folhas para que as fêmeas depositem os ovos.
O Senhor Siriguejo é um caranguejo. Apesar do nome sugerir uma mistura de siri com caranguejo, essa combinação não é possível. Os caranguejos do Filo Arthropoda e do Sub-filo Crustacea. São animais bastante resistentes com uma carapaça protetora nas costas. Habitam as regiões litorâneas do mundo todo, sendo que algumas espécies preferem área de mangue. Alimentam-se de peixes e outras espécies de animais mortos. Possuem dois olhos na extremidade da cabeça assim como o personagem.

Uma libélula vive até quatro anos, porém o tempo de vida adulto é muito curto. Existem três fases do ciclo de vida libélula, o ovo, a ninfa e o adulto. A maior parte do ciclo de vida de uma libélula é vivida no estágio de ninfa e raramente podemos acompanhá-lo, a menos que você esteja nadando debaixo d’água  em um lago ou lagoa, com os olhos abertos, é claro!
 
                                 
O macho e a fêmea de libélula copulam enquanto estão voando. Uma vez fecundada a fêmea deposita seus ovos em uma planta na água, caso não exista uma planta por ali, ela simplesmente deixa os ovos caírem na água. Tenho certeza que a maioria das pessoas já viram uma libélula encostando a “bundinha” na água. Pois, neste momento ela está depositando seus ovos.

 Quando os ovos eclodem libélula, o ciclo de vida da larva começa como uma ninfa (uma libélula adolescente, feia). A ninfa se parece com uma pequena criatura alienígena (veja a foto). Elas não tem asas e vivem na água durante muito tempo passando por vários estágios de desenvolimento. Este estágio de vida pode durar quatro anos ou até mais para ser concluída. Até lá, as ninfas devoram tudo que é animalzinho que verem pela frente: larvas de peixe, girinos, larvas de mosquitos e por aí vai…
Assim que a ninfa está totalmente desenvolvida, chega o momento de sair da água para a metamorfose. Para isto, ela rasteja e escala o caule de uma planta ali perto da água. A ninfa adere seu exoesqueleto no caule por onde fica até que o adulto resolva emergir. Neste tempo ela se mantém muito quieta, não come e não se mexe.


                                               
     
 (Fonte: www.diáriodebiologia.com )


 
 
         "Embora eu saiba que de
          uma planta brota uma flor,
          continuo surpreendida com os
          caminhos secretos da natureza." ( Clarice Lispector ) 
 
 
 
Não morre aquele que deixou na terra a melodia de seu cântico na música de seus versos   Cora Coralina

                                                  MÚSICAS
  
       https://www.youtube.com/watch?v=GP7zpdwo3Xo     Nickback  
 

 
https://www.youtube.com/watch?v=odmnz4I2MGQ

https://www.youtube.com/watch?v=7YDcS_F8nL8

 https://www.youtube.com/watch?v=7VjS3JevzGQ