sábado, 19 de outubro de 2013

Viajando pela Biologia : I- Apresentação ; II- Artrópodes

                     Viajando pela Biologia

                  

   I- Apresentação do Blog -  Para revisão para o 3 ano ver novas postagens a partir de jan /2014 e http://biologiaetudonavida.blogspot.com.br/)


  A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas”. (Johann Goethe)
     
Não é possível dizer-te sempre coisas novas, 
nem te é necessário ouvi-las.
O que importa é que sejas sempre novo,
que te desprendas cada dia do homem-velho,
e que cada dia tornes a nascer
." ( Santo Agostinho)

Para revisão para o 3 ano ver novas postagens a partir de jan /2014 e http://biologiaetudonavida.blogspot.com.br/)
 
Biologia é a ciência responsável pelo estudo da vida: desde o seu surgimento, composição e constituição; até mesmo à sua história evolutiva, aspectos comportamentais e relação com outros organismos e com o ambiente.


Olá  pessoal

Vamos conversar e "viajar" um pouco por alguns assuntos. Apesar da net está repleta de blogs e a maioria  muito bons, precisei retornar a escrita deste, que não é o primeiro  de Biologia que escrevo, mas este assim como os outros, contém assuntos diferentes. Mas devido ao pouco tempo e a necessidade de preparar este para vocês, aviso que nas próximas semanas  irei atualizá-lo e adicionar os outros , pois os assuntos referentes ao ensino da Biologia é e SERÁ  uma constante  na vida de vocês, mesmo seguindo áreas diferentes, mas concursos, conversas, curiosidades sempre nos levam a questionar e ter curiosidades, né?

 

Vamos que vamos !!

  

"Vivemos só para descobrir beleza.
Todo o resto é uma forma de espera."
  Khalil Gibran










                 










Humor
Aula de Biologia - Corpo Humano

A professora da 6ª série perguntou para a turma:
- Qual é a parte do corpo humano que aumenta quase dez vezes seu tamanho quando é estimulada?
 
Ninguém respondeu, até que Natasha levantou, furiosa, e disse:
- Você não deveria fazer uma pergunta dessas para crianças da 6ª série. Eu vou contar para meus pais, e eles vão falar com o diretor, e ele vai demitir você, com base no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente)! E vai chamar o Conselho Tutelar pra te prender!

Para espanto da Natasha, a professora não apenas a ignorou como fez a pergunta novamente.
- Qual é a parte do corpo que aumenta em dez vezes seu tamanho quando é estimulada? Alguém sabe?
 
Finalmente, Rodrigo levantou-se, olhou em redor, e disse:
- A parte do corpo que aumenta dez vezes seu tamanho quando é estimulada é a pupila.
A professora disse:
- Muito bem, Rodrigo!
Então, voltou-se para a Natasha e continuou:
- E quanto a você, mocinha, tenho três coisas para lhe dizer: a primeira é que você tem uma mente muito suja para sua idade. A segunda: você não leu a sua lição de casa. E a terceira:... DEZ VEZES ??? hahaha...... Um dia você vai ficar muito, mas muuuuito desapontada!!!
 

                                           
                    II- ARTRÓPODES
   

     Relembrando :  Artrópodes (do grego arthron: articulação; podos: pés).

 
O passado geológico de nosso planeta foi marcado por ondas de extinções em massa. Uma delas, ocorrida há pouco mais de 200 milhões de anos, extinguiu cerca de 60 % dos gêneros de animais marinhos. Duas outras ondas eliminaram a metade disso. Todavia, ao lado dessas extinções, o ambiente abriu novas oportunidades de exploração para animais que seriam extremamente bem-sucedidos no nosso planeta. Incluem animais que figuram entre os mais detestados, como as baratas, até animais que foram literalmente adorados como os besouros, que se tornaram divindades no antigo Egito.   
O filo Artrópodes é o grupo que apresenta o maior número de espécies e de indivíduos do Reino Animal. Pode-se dizer, inclusive, que a Terra é dominada pelos artrópodes. Por esse motivo, é comum o convívio desses animais com pessoas, seja no ambiente rural ou no urbano. Tal proximidade faz com que seja imprescindível o estudo de suas principais características, hábitos de vida e comportamento. Também é interessante que se conheçam as espécies que podem causar acidentes e danos à saúde humana.O corpo metamerizado dos artrópodes indica parentesco evolutivo deste grupo com os anelídeos.
Mas se por um lado, essas criaturas de apêndices articulados, esqueleto externo (exoesqueleto) rígido e articulado, corpo dividido em tagmas, realizam mudas ou ecdises ; podem nos prejudicar, no outro extremo jaz o fato de que existem várias espécies benéficas, sem as quais a vida como conhecemos seria muito diferente. Por exemplo, não poderíamos consumir mel, nem apreciar a beleza de inúmeras espécies vegetais polinizadas por insetos. Também se extinguiriam muitos animais que dependem dos artrópodes para se alimentar — como o tamanduá-bandeira.
Possuem enorme importância ecológica dos artrópodes: sem eles, a vida no planeta Terra entraria em colapso, já que esses animais são a base da dieta (quer dizer alimentação) de várias espécies de peixes, mamíferos (como as grandes baleias, tamanduás, morcegos, etc.), répteis, anfíbios e aves. Além dos animais, as plantas também sofreriam, uma vez que inúmeras espécies dependem dos insetos para se reproduzirem (polinização), e para se alimentar (plantas carnívoras).
As espécies de artrópodes consideradas como de importância médica, ou seja, as que podem causar riscos à saúde das pessoas. São exemplos os escorpiões Tytius serrulatus e T. bahiensis, os mosquitos Anopheles SP. (vetor da malária), Aedes SP. (vetor da dengue), as aranhas armadeira (Phoneutria nigriventer), de grama (Lycosa erythrognatha), marrom (Loxosceles) e a viúva-negra (Latrodectus curacaviensis.


Classe Insecta

São conhecidas 900 mil espécies de insetos, sendo que a classe Insecta é a mais diversificada do filo. Os insetos são os únicos animais invertebrados com capacidade de voo. Essa capacidade lhes garante alcançar alimentos com facilidade, além de lhes dar grande poder de defesa e dispersão. Os insetos têm grande importância na cadeia alimentar (pois muitos pássaros, anfíbios, répteis, mamíferos e peixes se alimentam deles), mas também podem trazer muitos prejuízos ao homem.
O corpo dos insetos é dividido em cabeça, tórax e abdome. Eles possuem um par de antenas, três pares de patas e as asas podem ser ausentes. A respiração desses animais é traqueal e a excreção é feita através de túbulos de Malpighi. O sistema nervoso dos insetos é ganglionar com cordão nervoso ventral. Os insetos são animais dioicos (sexos separados), com fecundação interna e desenvolvimento direto ou indireto. Exemplos: abelhas, gafanhotos, moscas, pernilongos, borboletas, formigas, etc.


( Fonte : Livros : Brusca e Brusca ; Nélio Bizzo ; http://educacao.uol.com.br ).

Classe Crustacea
Os animais da classe Crustacea são encontrados principalmente em ambientes aquáticos de água doce ou salgada, sendo que poucas espécies podem ser encontradas em terra firme (algumas são: os tatuzinhos-de-jardim e as baratas-de-praia). Alguns crustáceos servem de alimentos para peixes e outros animais maiores. Possuem também uma carapaça dura e resistente composta por quitina e substâncias calcárias.
Com o corpo dividido em cefalotórax e abdome, os crustáceos apresentam dois pares de antenas e número de patas variável, geralmente 5 pares  (sendo que em algumas espécies o primeiro par de patas pode ser transformado em quela, uma pinça forte que o animal usa para se defender ou capturar alimentos). A respiração desses animais é feita por brânquias e a excreção acontece através de glândulas verdes, também chamadas de antenares. Exemplos: camarões, caranguejos, siris, lagostas, cracas, etc.
 
Classe Arachnida
Encontrados em ambientes terrestres, os aracnídeos podem ser vistos em matas, pântanos, desertos e em casas. Algumas espécies de aracnídeos, como aranhas e escorpiões, são peçonhentas e sua picada pode causar sérios acidentes a seres humanos e animais domésticos. O ácaro também é um aracnídeo e pode ser facilmente encontrado na poeira, sendo por isso o maior responsável por causar alergias respiratórias. Além disso, o ácaro também é o responsável por causar a sarna. Os carrapatos são aracnídeos que também transmitem doenças, como a doença do carrapato, que acomete animais domésticos.
Os aracnídeos possuem o corpo dividido em cefalotórax e abdome, sendo que nos carrapatos essas partes são fundidas. Possuem também quatro pares de patas, antenas ausentes e a respiração é traqueal ou filotraqueal. Além disso, possuem um tubo digestório especializado em sugar; e nas aranhas e escorpiões a digestão é extracorpórea. A excreção nos aracnídeos é feita através de glândulas coxais e túbulos de Malpighi.  Exemplos: aranhas, escorpiões, ácaros,carrapatos.
 
Classe Chilopoda
A classe Chilopoda é representada pelas centopeias e lacraias, animais que apresentam o corpo formado por cabeça e tronco. No tronco desses animais há cerca de 170 metâmeros, sendo que em cada metâmero há um par de patas. A respiração dos chilopodes é traqueal e a excreção é feita através de túbulos de Malpighi.  Exemplos: lacraias ou  centopeias.
 
Classe Diplopoda
O corpo dos diplopodes é formado por cabeça, tórax e abdome, mas há autores que consideram que o corpo desses animais é formado apenas por cabeça e tronco. O abdome desses animais é longo e, como nos chilopodes ele também é formado por metâmeros, em cada metâmero há dois pares de patas. Possuem um par de antenas na cabeça, respiração traqueal e excreção feita por túbulos de Malpighi. Os diplopodes são dioicos, com fecundação interna e desenvolvimento direto. Exemplos: piolhos-de-cobra ou Congo.
 
 

Curiosidades :

O Louva-a-Deus Orquídea ou inseto-flor ('Hymenopus sp.') é encontrado principalmente na Malásia e na Indonésia. É um mestre na arte da camuflagem. Capaz de camuflar perfeitamente nas orquídeas onde espera por insetos distraídos.



BESOURO BOMBARDEIRO, fabrica uma bomba: Produz uma substância altamente tóxica e ácida capaz de provocar queimaduras dolorosas até mesmo nos seres humanos. A bomba sai de glândulas no final do abdome e em algumas espécies faz um som “poc!” que dá até pra ouvir.





BESOURO GIRAFA, o mais esquisito: Possui parte do tórax muito longo, parecendo um pescoção. São insetos comuns em Madagascar, na costa africana, e só o macho tem o pescoço longo. Na época de reprodução eles enrolam folhas para que as fêmeas depositem os ovos.
O Senhor Siriguejo é um caranguejo. Apesar do nome sugerir uma mistura de siri com caranguejo, essa combinação não é possível. Os caranguejos do Filo Arthropoda e do Sub-filo Crustacea. São animais bastante resistentes com uma carapaça protetora nas costas. Habitam as regiões litorâneas do mundo todo, sendo que algumas espécies preferem área de mangue. Alimentam-se de peixes e outras espécies de animais mortos. Possuem dois olhos na extremidade da cabeça assim como o personagem.

Uma libélula vive até quatro anos, porém o tempo de vida adulto é muito curto. Existem três fases do ciclo de vida libélula, o ovo, a ninfa e o adulto. A maior parte do ciclo de vida de uma libélula é vivida no estágio de ninfa e raramente podemos acompanhá-lo, a menos que você esteja nadando debaixo d’água  em um lago ou lagoa, com os olhos abertos, é claro!
 
                                 
O macho e a fêmea de libélula copulam enquanto estão voando. Uma vez fecundada a fêmea deposita seus ovos em uma planta na água, caso não exista uma planta por ali, ela simplesmente deixa os ovos caírem na água. Tenho certeza que a maioria das pessoas já viram uma libélula encostando a “bundinha” na água. Pois, neste momento ela está depositando seus ovos.

 Quando os ovos eclodem libélula, o ciclo de vida da larva começa como uma ninfa (uma libélula adolescente, feia). A ninfa se parece com uma pequena criatura alienígena (veja a foto). Elas não tem asas e vivem na água durante muito tempo passando por vários estágios de desenvolimento. Este estágio de vida pode durar quatro anos ou até mais para ser concluída. Até lá, as ninfas devoram tudo que é animalzinho que verem pela frente: larvas de peixe, girinos, larvas de mosquitos e por aí vai…
Assim que a ninfa está totalmente desenvolvida, chega o momento de sair da água para a metamorfose. Para isto, ela rasteja e escala o caule de uma planta ali perto da água. A ninfa adere seu exoesqueleto no caule por onde fica até que o adulto resolva emergir. Neste tempo ela se mantém muito quieta, não come e não se mexe.


                                               
     
 (Fonte: www.diáriodebiologia.com )


 
 
         "Embora eu saiba que de
          uma planta brota uma flor,
          continuo surpreendida com os
          caminhos secretos da natureza." ( Clarice Lispector ) 
 
 
 
Não morre aquele que deixou na terra a melodia de seu cântico na música de seus versos   Cora Coralina

                                                  MÚSICAS
  
       https://www.youtube.com/watch?v=GP7zpdwo3Xo     Nickback  
 

 
https://www.youtube.com/watch?v=odmnz4I2MGQ

https://www.youtube.com/watch?v=7YDcS_F8nL8

 https://www.youtube.com/watch?v=7VjS3JevzGQ

 

 




Um comentário: